Estado lança cinco editais de incentivo cultural nesta quarta (22), contemplando audiovisual, música, Microprojeto, Geral e Patrimônio.
O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco, teve novos editais lançados nesta terça-feira (21). A edição 2024/2025 conta com um orçamento de R$ 39 milhões para cinco editais, um valor 22% maior do que o investido no ano passado.
De acordo com a comunicação da gestão, esse é o "maior orçamento da história do fundo". Outra novidade é um edital que irá contemplar o setor de Patrimônio.
"Atendemos aos pedidos dos muitos que solicitaram um edital dedicado a preservar, garantir e requalificar esses espaços", destacou a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Apesar das novidades, os editais continuam com publicações atrasadas. A edição é chamada de "2024/2025" porque deveria ter sido lançada no ano passado - já tornou-se "tradição" que as edições sejam nomeadas com biênios.

Renata Borba, presidente da Fundarpe, informa que o aumento no aporte financeiro foi possível através de uma reestruturação do fundo.
"Desde o início da gestão estamos trabalhando em um modelo mais eficiente de administração do fundo, o que nos permitiu aumentar significativamente o valor total a partir de saldos de exercícios anteriores", diz Borba.
Cacau de Paula, secretária de cultural, tem a expectativa que o investimento ajude a dinamizar mais o segmento cultural, ampliando a circulação de artistas e o número de projetos aprovados.
"O resultado será a maior promoção de emprego e renda, a maior qualificação do profissional da cultura e do turismo e a maior formação de plateia. Tudo isso de forma democrática em todas as regiões do estado", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário